Gillian Flynn, a mulher por trás de Amy Exemplar.

Olá, pessoal! Como vão? Bem, hoje resolvi postar uma "coluna" aqui e, pra iniciar essa tag do blog, nada mais justo que falar de umas das minhas autoras favoritas (e que também faz aniversário hoje! Parabéns, Gillian!) Então, vamos lá. Espero que gostem e não se esqueçam de me contar o que acharam.




Gillian Schieber Flynn nasceu em 24 de fevereiro de 1971, no Kansas, Missouri. É escritora e crítica televisiva na revista Entertainment Weekly, uma revista americana publicada pela Time Inc. Ela tem três livros publicados: Na Própria Carne (Original: Sharp Objects, 2006) - Editora Rocco, 2008; também publicado no Brasil como Objetos Cortantes - Editora Intrínseca, 2015; Garota Exemplar (Original: Gone Girl, 2012) - Editora Intrínseca, 2013; e Dark Places, 2009, que ainda não foi lançado no Brasil, portanto não tem título em português.



A obra mais famosa de Flynn é Garota Exemplar, que virou filme e estreou em Outubro de 2014. Garota Exemplar conta a saga de Nick Dunne para encontrar sua mulher, Amy, que desapareceu no dia do seu aniversário de casamento. De mocinho a vilão, de vilão a mocinho, repetidamente, Nick passa o livro todo tentando provar sua inocência, o que fica cada vez mais difícil enquanto seus segredos são revelados. Mas, como em qualquer casamento, ele não é o único que esconde coisas, não. Cheio de reviravoltas, alternando o ponto de vista entre Nick e Amy, Garota Exemplar surpreende do começo ao fim, fazendo o leitor amar e odiar as personagens a cada capitulo. 
Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?



Sharp Objects foi publicado duas vezes no Brasil; a primeira pela Editora Rocco com o nome Na Própria Carne, em 2008, e no inicio de 2015, pela Editora Intrínseca com o nome Objetos Cortantes. 
Sinopse: Recém-saída de um hospital psiquiátrico, a repórter Camille Preaker tem um desafio pela frente: retornar à sua cidade natal para investigar o brutal assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã que praticamente não conhece. Hospedada na casa da família, a jornalista precisa lidar com as memórias difíceis de sua infância e adolescência. E à medida que as investigações para elaborar sua matéria avançam, Camille passa a desvendar segredos perturbadores, tão macabros quanto os problemas que ela própria enfrenta.




Dark Places, o único que ainda não tem título e português, foi a segunda publicação de Flynn e virou filme em 2014, ainda sem previsão de estréia. 
Sinopse: Libby Days tinha sete anos quando sua mãe e as duas irmãs foram assassinadas no "O Sacrifício a Satanás de Kinnakee, Kansas." Enquanto sua família morria, Libby fugiu de sua pequena fazenda em meio a neve congelante de janeiro. Ela perdeu alguns dedos das mãos e dos pés, mas sobreviveu e notoriamente testemunhou que seu irmão, Ben, de 15 anos de idade, era o assassino. Vinte e cinco anos depois, Ben está na prisão e Libby vive dos restos de um fundo criado por simpatizantes, que há muito já esqueceram dela. O Clube Kills é uma sociedade secreta macabra obcecada com crimes notórios. Quando localizam Libby e arrancam detalhes dela — provas na esperança de poder libertar Ben — Libby bola um plano para lucrar com sua história trágica. Por uma taxa, ela vai se reconectar com os eventos daquela noite e contar suas descobertas para o clube… e talvez ela admita que seu testemunho não era tão sólido no final das contas. Enquanto a busca de Libby a leva de clubes de strip vagabundos no Missouri, até cidades turísticas abandonadas em Oklahoma, a narrativa volta à 2 de Janeiro de 1985. Os eventos desse dia são retransmitidas através dos olhos dos membros da condenada família de Libby — incluindo Ben, um solitário cuja raiva de seu pai indolente e sua fazenda, o levaram à uma amizade perturbadora com uma garota nova na cidade. Pedaço por pedaço, uma inimaginável verdade emerge e Libby se encontrará de volta onde tudo começou — fugindo de um assassino.



"Flynn tem um olhar implacável para a imperfeição humana e para o mal que nos circunda." (The Washington Post)
"Desde a primeira linha o leitor sabe que está nas mãos de uma escritora talentosa e completa." (The Boston Globe)


Gillian está, sem dúvida alguma, entre minhas autoras favoritas. E você, o que acha dela?

Um comentário: